Poesia
Dionísia Haliski Eleutério - 5º ano. Colégio Sagrada Família - Ipiranga
Como forma de trabalho e de sensibilização com os temas escolhidos por cada aluno, a poesia trabalhada em sala de aula é um gênero literário que é caracterizado pela composição de versos estruturados de forma harmônica, assim manifestando a beleza e a estética assistida e retratada pelo poeta e aluno em suas palavras.
Pensando em um sentido figurado, então, a poesia é tudo aquilo que tem o poder de comover, sensibilizar e despertar na ótica dos outros o espelho de seus sentimentos. Assim sendo, é qualquer forma de arte que encanta, inspira e entrega ao receptor da mensagem a percepção dos sentimentos do autor.
Ademais os sentidos e conceitos técnicos da poesia, convido-os a se aventurar sem ressalvas em um universo mágico, ou melhor, um universo poético. Não podemos saber se sua cidade é relativamente quente, ou então terrivelmente fria. Não sei se você costuma passear com os amigos, ou então, sozinho. Não há como supor nada de ninguém.
Na poesia, portanto, um mundo extremamente subjetivo, temos o poder de conhecer pessoas – nos conhecer também, de certa forma – através das emoções e da imaginação. Existem formas intrínsecas, formas tão profundas e inimagináveis em todos os seres. Há a fome, a sede, a paixão, a ambição, o desespero. Tantos sentimentos que podem ser reproduzidos em obras tão sensíveis e íntimas quanto podemos imaginar.
Quando imergimos no mundo da poesia, todo o resto some. Tudo se acaba, e inevitavelmente, somos guiados a processos profundos que modificam, estruturam e transformam corpo e alma. É nesse mundo no qual a dualidade destes conceitos se misturam!
Portanto, é isso que acontece dentro da poesia. Existe a estrutura e aquilo que comanda, rege, esta. No final, aquele apanhado de palavras e emoções torna-se uma escultura, que tem o dom de se comunicar com quem as lê e observa.
Quanto professora, é magnífico ver seus alunos transformarem os sentimentos que coexistem dentro deles em forma de arte. Assim como consoante Leonardo Da Vinci, quando expõe: “a arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”, tive a oportunidade de me aproximar ainda mais de meus alunos analisando suas obras, entender o seu mundo e o que eles desejaram passar com suas palavras. Assim, nosso vínculo se torna ainda mais forte e palpável, produzindo um resultado positivo para ambas partes.
Além disso, o exercício poético desenvolve uma percepção mais rica da realidade, aumenta a familiaridade com a linguagem mais elaborada da literatura e enriquece a sensibilidade. Aprender a escutar, ler, compreender, interpretar, declamar e produzir poemas é muito válido em nossa sociedade, principalmente nos dias mais atuais, onde tudo está se tornando menos pessoal e subjetivo.
Portanto, a poesia entra em cena na sala de aula a fim de aguçar a capacidade de imaginar e de criação de cada aluno, proporcionando a este a vivência de momentos de fabulação da vida e da humanização. Torna-se, então, fundamental para a criação de alunos e pessoas mais humanas, que entendem, aceitam e expressam suas emoções – além de validar estas – os que os tornam capazes de crescerem seres humanos mais empáticos e saudáveis emocionalmente.
Como forma de trabalho e de sensibilização com os temas escolhidos por cada aluno, a poesia trabalhada em sala de aula é um gênero literário que é caracterizado pela composição de versos estruturados de forma harmônica, assim manifestando a beleza e a estética assistida e retratada pelo poeta e aluno em suas palavras.
Pensando em um sentido figurado, então, a poesia é tudo aquilo que tem o poder de comover, sensibilizar e despertar na ótica dos outros o espelho de seus sentimentos. Assim sendo, é qualquer forma de arte que encanta, inspira e entrega ao receptor da mensagem a percepção dos sentimentos do autor.
Ademais os sentidos e conceitos técnicos da poesia, convido-os a se aventurar sem ressalvas em um universo mágico, ou melhor, um universo poético. Não podemos saber se sua cidade é relativamente quente, ou então terrivelmente fria. Não sei se você costuma passear com os amigos, ou então, sozinho. Não há como supor nada de ninguém.
Na poesia, portanto, um mundo extremamente subjetivo, temos o poder de conhecer pessoas – nos conhecer também, de certa forma – através das emoções e da imaginação. Existem formas intrínsecas, formas tão profundas e inimagináveis em todos os seres. Há a fome, a sede, a paixão, a ambição, o desespero. Tantos sentimentos que podem ser reproduzidos em obras tão sensíveis e íntimas quanto podemos imaginar.
Quando imergimos no mundo da poesia, todo o resto some. Tudo se acaba, e inevitavelmente, somos guiados a processos profundos que modificam, estruturam e transformam corpo e alma. É nesse mundo no qual a dualidade destes conceitos se misturam!
Portanto, é isso que acontece dentro da poesia. Existe a estrutura e aquilo que comanda, rege, esta. No final, aquele apanhado de palavras e emoções torna-se uma escultura, que tem o dom de se comunicar com quem as lê e observa.
Quanto professora, é magnífico ver seus alunos transformarem os sentimentos que coexistem dentro deles em forma de arte. Assim como consoante Leonardo Da Vinci, quando expõe: “a arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”, tive a oportunidade de me aproximar ainda mais de meus alunos analisando suas obras, entender o seu mundo e o que eles desejaram passar com suas palavras. Assim, nosso vínculo se torna ainda mais forte e palpável, produzindo um resultado positivo para ambas partes.
Além disso, o exercício poético desenvolve uma percepção mais rica da realidade, aumenta a familiaridade com a linguagem mais elaborada da literatura e enriquece a sensibilidade. Aprender a escutar, ler, compreender, interpretar, declamar e produzir poemas é muito válido em nossa sociedade, principalmente nos dias mais atuais, onde tudo está se tornando menos pessoal e subjetivo.
Portanto, a poesia entra em cena na sala de aula a fim de aguçar a capacidade de imaginar e de criação de cada aluno, proporcionando a este a vivência de momentos de fabulação da vida e da humanização. Torna-se, então, fundamental para a criação de alunos e pessoas mais humanas, que entendem, aceitam e expressam suas emoções – além de validar estas – os que os tornam capazes de crescerem seres humanos mais empáticos e saudáveis emocionalmente.
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