Campanha solidária de arrecadação de alimentos- Uma reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2023

Taís Fernanda Miranda da Silva, 1º ano EM. Colégio Sagrada Família – Ipiranga PR


Os alunos do 1º ano EM da professora Taís Fernanda refletiram no Componente Curricular- Ensino Religioso, sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2023- Fraternidade e Fome. Tal reflexão, conduziu os alunos a entenderem que a fome no Brasil, segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança alimentar em abril de 2022, já alcança 33 milhões de brasileiros que experimentam Insegurança Alimentar Grave e que 58,1% dos domicílios brasileiros conviviam com alguma forma de Insegurança Alimentar. Além disso, conclui-se que o motivo de tanta fome em nosso país se dá devido:

A estrutura fundiária injusta pelo qual se destaca a má distribuição da terra no período colonial que se estende até hoje com uma maléfica política agrícola que subjuga o sistema produtivo ao sistema econômico-financeiro, subsidiando prioritariamente a produção de commodities à produção de alimento saudável para a mesa do povo brasileiro.


A agricultura familiar, responsável por 75% do alimento que vai para a mesa das pessoas, recebe cada vez menos investimentos e sofre cada dia mais com a burocratização.


A precarização da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), promovida pela Lei 13.467 de 2017, que prometia uma enxurrada de empregos, mas só trouxe desemprego e aumento do trabalho informal.


A perversidade das políticas salarial e fiscal em nosso país: um salário-mínimo miserável que não contou com reajustes reais nos últimos anos e um conjunto de impostos que pesa nos ombros dos mais fracos

Ou seja, a fome se dá devido uma economia de exclusão e desigualdade, onde o dinheiro reina em vez de servir. Este tipo de economia mata e destrói.

Desta forma, concluiu-se que a economia não deveria ser um mecanismo de acumulação, mas a condigna administração da casa comum, isto é, uma economia que garanta a todos os direitos de dignidade, prosperidade, e civilização em seus múltiplos aspectos.

Após, reflexões e debate em sala sobre o tema e iluminados pelo texto bíblico: “dai-lhes vós mesmos de comer” e pelo objetivo da CF 2023 “sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo”. Os alunos realizaram uma Campanha solidária no de arrecadação de alimentos, a fim de ajudar as famílias em vulnerabilidade social em nossa cidade.

Em um primeiro momento realizaram um levantamento juntamente com seus familiares e amigos, a fim de identificar as pessoas que se encontravam em vulnerabilidade social em sua cidade. Após levantamento e registro da quantidade de famílias que necessitavam de ajuda os alunos elaboraram um cartaz informativo e um panfleto explicando o projeto solidário.

Tal projeto, ocorreu durante um mês, a divulgação aconteceu por meio de visitas nas salas de aula e comércios locais. A arrecadação aconteceu no ambiente escolar e após a arrecadação, os alunos organizaram e embalaram as cestas básicas e visitaram as famílias levando-as como sinal de partilha e compromisso com o outro.

Tal ação, proporcionou aos alunos a percepção de que precisamos aprender e reaprender a lógica da partilha e que Solidariedade é precisamente partilhar o pouco que temos com quantos nada têm, para que ninguém sofra. E ainda proporcionou, a compreensão de que quanto mais crescer em nós o sentido de comunidade e comunhão como estilo de vida, tanto mais se desenvolverá a solidariedade.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal da Manhã incrementa as aulas de Redação do Colégio Sagrada Família de Ipiranga

Jornal da manhã recebe alunos do Colégio Sagrada Família

Feira Cultural do Colégio Sagrada Família mobiliza alunos