Campanha solidária de arrecadação de alimentos- Uma reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2023

Taís Fernanda Miranda da Silva, 1º ano EM. Colégio Sagrada Família – Ipiranga PR


Os alunos do 1º ano EM da professora Taís Fernanda refletiram no Componente Curricular- Ensino Religioso, sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2023- Fraternidade e Fome. Tal reflexão, conduziu os alunos a entenderem que a fome no Brasil, segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança alimentar em abril de 2022, já alcança 33 milhões de brasileiros que experimentam Insegurança Alimentar Grave e que 58,1% dos domicílios brasileiros conviviam com alguma forma de Insegurança Alimentar. Além disso, conclui-se que o motivo de tanta fome em nosso país se dá devido:

A estrutura fundiária injusta pelo qual se destaca a má distribuição da terra no período colonial que se estende até hoje com uma maléfica política agrícola que subjuga o sistema produtivo ao sistema econômico-financeiro, subsidiando prioritariamente a produção de commodities à produção de alimento saudável para a mesa do povo brasileiro.


A agricultura familiar, responsável por 75% do alimento que vai para a mesa das pessoas, recebe cada vez menos investimentos e sofre cada dia mais com a burocratização.


A precarização da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), promovida pela Lei 13.467 de 2017, que prometia uma enxurrada de empregos, mas só trouxe desemprego e aumento do trabalho informal.


A perversidade das políticas salarial e fiscal em nosso país: um salário-mínimo miserável que não contou com reajustes reais nos últimos anos e um conjunto de impostos que pesa nos ombros dos mais fracos

Ou seja, a fome se dá devido uma economia de exclusão e desigualdade, onde o dinheiro reina em vez de servir. Este tipo de economia mata e destrói.

Desta forma, concluiu-se que a economia não deveria ser um mecanismo de acumulação, mas a condigna administração da casa comum, isto é, uma economia que garanta a todos os direitos de dignidade, prosperidade, e civilização em seus múltiplos aspectos.

Após, reflexões e debate em sala sobre o tema e iluminados pelo texto bíblico: “dai-lhes vós mesmos de comer” e pelo objetivo da CF 2023 “sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo”. Os alunos realizaram uma Campanha solidária no de arrecadação de alimentos, a fim de ajudar as famílias em vulnerabilidade social em nossa cidade.

Em um primeiro momento realizaram um levantamento juntamente com seus familiares e amigos, a fim de identificar as pessoas que se encontravam em vulnerabilidade social em sua cidade. Após levantamento e registro da quantidade de famílias que necessitavam de ajuda os alunos elaboraram um cartaz informativo e um panfleto explicando o projeto solidário.

Tal projeto, ocorreu durante um mês, a divulgação aconteceu por meio de visitas nas salas de aula e comércios locais. A arrecadação aconteceu no ambiente escolar e após a arrecadação, os alunos organizaram e embalaram as cestas básicas e visitaram as famílias levando-as como sinal de partilha e compromisso com o outro.

Tal ação, proporcionou aos alunos a percepção de que precisamos aprender e reaprender a lógica da partilha e que Solidariedade é precisamente partilhar o pouco que temos com quantos nada têm, para que ninguém sofra. E ainda proporcionou, a compreensão de que quanto mais crescer em nós o sentido de comunidade e comunhão como estilo de vida, tanto mais se desenvolverá a solidariedade.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crônicas do portal “A rede” são utilizadas para incentivar a leitura e a escrita no Colégio Sagrada Família de Ipiranga

A Nossa Escola

Fábulas de Esopo