Cromatografia

Professora Joslaine Kosman, 2º Ano A. Colégio Sagrada Família de Ipiranga

Os alunos do 2º Ano A do Colégio Sagrada família de Ipiranga, orientados pela Professora Joslaine Kosman, realizam experiências durante as aulas de Práticas experimentais, onde as atividades realizadas permitiram que os alunos compreendessem na prática os conceitos de polaridade das moléculas e separação de misturas.

Os alunos recebem com antecedência o procedimento experimental para realizar um estudo prévio do conteúdo, que será abordado durante a aula experimental. Os alunos são divididos em 3 grupos para a realização da atividade experimental.

Antes de iniciar os experimentos a prof. Joslaine Kosman, explica sobre o tema da aula. É importante ressaltar que os alunos devem compreender teoricamente a diferença de moléculas polares e apolares e que substâncias semelhantes dissolvem substâncias semelhante, para que possam observar isso na prática.

Depois disso, os alunos em grupos, começam a realizar a atividade experimental conduzindo o experimento conforme descrito no procedimento experimental.

Os experimentos realizados pelos alunos foi um sucesso, cada grupo conseguiu reproduzir através da técnica de cromatografia a separação dos componentes presentes na tinta das canetinhas. Ainda, puderam identificar porque o álcool consegue arrastar os componentes presente na tinta da canetinha e a água não. Tudo isso foi possível pela demonstração experimental que no ato de visualizar o que acontece o conteúdo deixa de ser abstrato e o aluno consegue ter a percepção de ver o que está acontecendo com as substâncias.

Nesse momento, as dúvidas foram aparecendo: ´´Professora outro tipo de canetinha dá certo? ´´, A resposta era dada conforme explica a teoria de moléculas polares e apolares. Ao final dos experimentos os alunos escreveram um relatório experimental baseado nos conhecimentos adquiridos em sala de aula e compararam os seus resultados com a literatura.

A experimentação é uma atividade de grande importância para a aprendizagem na disciplina de química, estimulando o interesse dos alunos e proporcionando uma melhor compreensão dos conteúdos.














A cromatografia é um método físico-químico de separação. Ela está fundamentada na migração diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorre devido a diferentes interações, entre duas fases imiscíveis, a fase móvel e a fase estacionária. Esta técnica foi desenvolvida por Michael Tswett (botânico russo), no começo do século XX, passando pigmentos extraídos de plantas através de uma coluna cromatográfica preenchida com carbonato de cálcio (CaCO3).

Objetivo

Entender os princípios e as principais aplicações da cromatografia.

Separar e identificar os componentes de uma mistura.

Material e métodos

2 Beckers


Filtro de café


Canetinha vermelha, azul, amarela, verde, marrom e preto.


Álcool


Água

Procedimento

Utilize um papel filtro retangular com 9,5 x 17 cm de dimensões.

- Faça pequenos pontos com cada uma das canetas seguindo uma ordem de cores (vermelho, azul, amarelo, verde, marrom e preto).

- Enrole o papel na forma de um cilindro e coloque dentro do becker com água e outro no becker com álcool.

Observe os eventos e anote as conclusões obtidas.






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