Crônicas do portal “A rede” são utilizadas para incentivar a leitura e a escrita no Colégio Sagrada Família de Ipiranga
Professora Gracieli Cavagnari Costa, 7° ano. Colégio Sagrada Família Ipiranga
As crônicas disponíveis no portal “A rede”, foram utilizadas pelos alunos do 7° ano do Colégio Sagrada Família, nas aulas de Redação, a fim de estimularem o gosto pela leitura e possibilitarem a escrita de novos textos.
A sequência didática organizada pela professora Gracieli Cavagnari Costa, teve no primeiro momento o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizagem, os alunos puderam acessar e explorar o portal, tomando conhecimento da organização, das notícias veiculadas, das categorias elencadas, bem como identificar a linguagem utilizada pela esfera jornalística.
Em um segundo momento puderam fazer a leitura das crônicas dos Campos Gerais, sendo elas: “Havia um lobisomem” de autoria de Luiz Murilo Verussa Ramalho, “A saga tecnológica de um professor na pandemia” texto de Jeferson do Nascimento Machado e “Eras do Sorriso” da autora Rosicler Antoniácomi Alves Gomes. A professora destacou a valorização dos autores dos Campos Gerais, mostrando aos alunos que temos bons textos sendo produzidos por autores bem próximas a nós.
Após a leitura individual das crônicas, os alunos puderam trocar ideias sobre os textos, apontando o que chamou atenção e despertou a curiosidade. Em seguida os alunos sintetizaram a interpretação elaborando perguntas sobre as crônicas, houve a troca de atividades entre os alunos, onde um aluno responde ao questionário elaborada pelo outro. De acordo com a professora “As primeiras atividades foram de exploração, os alunos puderam conhecer mais o portal, refletindo sobre como as tecnologias podem contribuir para o processo de aprendizagem, servindo de aliada do professor em sala de aula. Também tiveram um primeiro contato com as crônicas, a leitura ganhou espaço de destaque na aula, os alunos mostraram-se atentos e curiosos além de refletirem sobre as características do gênero crônica”.
Na sequência os alunos produziram dois tipos de releitura das crônicas: inicialmente elaboraram um desenho sobre uma das crônicas escolhidas por cada um. “Quando o aluno pode fazer a interpretação do texto e expressá-la por meio do desenho, há a possibilidade de despertar a imaginação, a criatividade e senso crítico, habilidades essenciais para a o exercício da escrita”. Posteriormente produziram a releitura de forma escrita, os alunos então escreveram as suas crônicas, colocando em prática todo o conhecimento construído ao longo das aulas.
As crônicas disponíveis no portal “A rede”, foram utilizadas pelos alunos do 7° ano do Colégio Sagrada Família, nas aulas de Redação, a fim de estimularem o gosto pela leitura e possibilitarem a escrita de novos textos.
A sequência didática organizada pela professora Gracieli Cavagnari Costa, teve no primeiro momento o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizagem, os alunos puderam acessar e explorar o portal, tomando conhecimento da organização, das notícias veiculadas, das categorias elencadas, bem como identificar a linguagem utilizada pela esfera jornalística.
Em um segundo momento puderam fazer a leitura das crônicas dos Campos Gerais, sendo elas: “Havia um lobisomem” de autoria de Luiz Murilo Verussa Ramalho, “A saga tecnológica de um professor na pandemia” texto de Jeferson do Nascimento Machado e “Eras do Sorriso” da autora Rosicler Antoniácomi Alves Gomes. A professora destacou a valorização dos autores dos Campos Gerais, mostrando aos alunos que temos bons textos sendo produzidos por autores bem próximas a nós.
Após a leitura individual das crônicas, os alunos puderam trocar ideias sobre os textos, apontando o que chamou atenção e despertou a curiosidade. Em seguida os alunos sintetizaram a interpretação elaborando perguntas sobre as crônicas, houve a troca de atividades entre os alunos, onde um aluno responde ao questionário elaborada pelo outro. De acordo com a professora “As primeiras atividades foram de exploração, os alunos puderam conhecer mais o portal, refletindo sobre como as tecnologias podem contribuir para o processo de aprendizagem, servindo de aliada do professor em sala de aula. Também tiveram um primeiro contato com as crônicas, a leitura ganhou espaço de destaque na aula, os alunos mostraram-se atentos e curiosos além de refletirem sobre as características do gênero crônica”.
Na sequência os alunos produziram dois tipos de releitura das crônicas: inicialmente elaboraram um desenho sobre uma das crônicas escolhidas por cada um. “Quando o aluno pode fazer a interpretação do texto e expressá-la por meio do desenho, há a possibilidade de despertar a imaginação, a criatividade e senso crítico, habilidades essenciais para a o exercício da escrita”. Posteriormente produziram a releitura de forma escrita, os alunos então escreveram as suas crônicas, colocando em prática todo o conhecimento construído ao longo das aulas.
Parabéns 👏👏
ResponderExcluir