Modelos atômicos

Professora Joslaine Kosman, 1º Ano A. Colégio Sagrada Família de Ipiranga

Os alunos do 1º Ano A do Colégio Sagrada família de Ipiranga, orientados pela Professora Joslaine Kosman, confeccionaram maquetes durante as aulas de química onde o tema a ser estudado é a evolução dos modelos atômicos, essa atividade tem como objetivo compreender a estrutura do átomo e as suas diversas teorias sobre a constituição.

O átomo deriva do grego que significa indivisível e é uma partícula fundamental que constitui a matéria. O átomo é formado por pequenas partículas que chamamos de prótons, nêutrons e elétrons. A maior parte da massa do átomo está localizado no seu núcleo, onde se encontra os prótons e nêutrons, essa região é densa e maciça. Já a eletrosfera tem um volume maior pelos espaços vazios, nessa região estão localizados os elétrons.

Para que cada grupo compreendesse cada um dos modelos atômicos, foi planejado a confecção de maquetes, trabalho escrito e uma apresentação, que foi dividido da seguinte forma.

Os alunos foram organizados em Grupos para a construção da maquete e a partir disso, cada grupo deveria entregar um trabalho escrito de um segundo modelo atômico e por fim apresentar um terceiro modelo atômico, a tabela a seguir, mostra como ficou dividida as tarefas e qual modelo cada grupo estudou de forma especifica.



CONSTRUÇÃO DA MAQUETE

TRABALHO ESCRITO

APRESENTAÇÃO DAS MAQUETES

G1

Dalton

Bhor

Rutherford

G2

Thomson

Rutherford

Bhor

G3

Rutherford

Thomson

Dalton

G4

Bhor

Dalton

Thomson



Depois das apresentações toda a turma compreendeu quais eram as particularidades de cada modelo atômico e o que levou para novas descobertas e reformulações dos modelos.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crônicas do portal “A rede” são utilizadas para incentivar a leitura e a escrita no Colégio Sagrada Família de Ipiranga

A Nossa Escola

Fábulas de Esopo