Videoaula sobre vícios digitais problematiza o assunto junto aos alunos Colégio Sagrada Família de Ipiranga

Professora Gracieli Cavagnari Costa, 7° ano. Colégio Sagrada Família Ipiranga

A videoaula, disponível no Portal a Rede, sobre vícios digitais despertou interesse da turma do 7° ano do Colégio Sagrada Família e possibilitou que as diversas situações de uso das tecnologias fossem problematizadas em sala de aula.

Após assistirem a videoaula sobre vícios digitais, os alunos também puderam responder a um questionário com perguntas referentes ao uso do celular, e autoavaliar-se em aspectos como: saúde mental, interferência no dia a dia, nas relações pessoais e mesmo na aprendizagem. Tal prática se fez necessária diante a situação da nomofobia, nome que vem da abreviação da expressão “no-mobile-phone phobia” (em português, medo de ficar sem celular). Segundo uma pesquisa realizada no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 34% das pessoas admitem ficar ansiosas longe dos celulares e 54% têm medo de se sentir mal por não estar com o aparelho. Cenário que revela a grande necessidade de tratar do assunto com os adolescentes.

Foram também realizadas entrevistas com colegas, familiares e professores sobre a importância de termos hábitos mais saudáveis em nosso cotidiano, evitando os vícios. Muitos relataram a necessidade de estipular um tempo pré-determinado para uso do celular e também colocar na rotina outras atividades que não envolvam o uso dos aparelhos, como a prática de atividades físicas e culturais. As entrevistas e pesquisas foram expostas por meio de cartazes elaborados pela turma.

“O assunto trabalhado de modo reflexivo, desperta o senso crítico dos alunos, para que possam refletir sobre suas práticas diárias e promover novas atitudes e hábitos”, comenta a professora Gracieli.

Como forma de sintetizar o conteúdo realizou-se uma sugestão da videoaula que foi uma produção de texto do gênero artigo de opinião, com o tema: o uso do celular em sala de aula. De acordo com a professora Gracieli “Por meio da produção escrita pode-se verificar o ponto de vista dos alunos e os argumentos que justificam seu posicionamento, reitera-se que a turma teve um bom aproveitamento durante as atividades, envolvendo-se de modo ativo e participativo”.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal da Manhã incrementa as aulas de Redação do Colégio Sagrada Família de Ipiranga

Jornal da manhã recebe alunos do Colégio Sagrada Família

Feira Cultural do Colégio Sagrada Família mobiliza alunos