Empatia envolve os alunos do Colégio Sagrada Família em Ipiranga

Professora Gracieli Cavagnari Costa, 7° ano. Colégio Sagrada Família de Ipiranga

Os alunos do 7° ano do Colégio Sagrada Família orientados pela professora Gracieli Cavagnari Costa vivenciaram o exercício da empatia, nessa última quarta-feira 23/08/2023.

Entende-se por empatia a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja: procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções.

A motivação para a atividade veio da data em que se comemora a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, dias 21 a 28 de agosto, que neste ano teve como tema “Conectar e somar para construir a inclusão”. O objetivo é divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.

Os alunos puderam se colocar no lugar de uma pessoa cadeirante, usando cadeira de rodas deveriam se locomover, os alunos também foram vendados e utilizando a bengala para auxiliar no seu deslocamento, experenciando os obstáculos encontrados pelas pessoas cadeirantes e cegas. Também utilizaram muletas e bengalas simulando os entraves vividos pelas pessoas com mobilidade reduzida.

A aluna Amanda relata que “Senti um pouco de medo, foi muito difícil pois as calçadas não são acessíveis. Eu aprendi e gostei de realizar a atividade, foi possível viver na prática e se colocar no lugar do outro”.

A aluna Izabela diz “Fiquei com medo e insegurança uma certa estranheza, sem saber para onde eu estava indo e percebei a importância da acessibilidade.

De acordo com a educadora a atividade atingiu seu objetivo visto que os alunos puderam refletir sobre as condições de acessibilidade do espaço escolar e público ainda colocar-se no lugar do outro, pois o preconceito muitas vezes vem da falta de conhecimento. Desse modo, possibilitou aos alunos conhecer a realidade vivida pelas pessoas com portadoras de necessidades especiais.


























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira Cultural do Colégio Sagrada Família mobiliza alunos

RECICLAGEM

TEATRO ABSURDO