RECICLAGEM

Professora Dionísia Haliski Eleutério, 5º ano. Colégio Sagrada Família de Ipiranga.


A reciclagem é um processo de transformação de materiais descartáveis em novos insumos e produtos. Apesar de ser uma prática antiga, atualmente as políticas de reciclagem são fundamentais para a preservação ambiental, assim como para o desenvolvimento econômico. Ela geralmente é realizada por meio da coleta seletiva, que envolve a separação adequada do lixo e possui cores que possibilitam a distribuição correta dos materiais recicláveis conforme a sua origem.

Nossos alunos do colégio, bem como, os alunos do 5º ano tomaram conhecimento sobre os seguintes tópicos:

O que é reciclagem?


História da reciclagem


Função da reciclagem


Quais são os tipos de reciclagem?

→ Reciclagem mecânica

Esse é o tipo mais comum de reciclagem, utilizado comumente com papéis e plásticos, em razão do alto aproveitamento desses materiais. A reciclagem mecânica recolhe os resíduos, que, são prensados e moídos, gerando grânulos. Esse material é utilizado como matéria-prima na produção de novos bens industriais.

→ Reciclagem energética

Esse tipo de reciclagem está baseado na incineração dos resíduos sólidos. Nesse tipo de reciclagem, destaca-se que os poluentes resultantes da queima do lixo são controlados, e usam-se resíduos formados por diversos tipos de lixos descartáveis.

→ Reciclagem química

Esse tipo de ação de transformação de um resíduo é bastante complexo e caro, visto que há uma total modificação do tipo de material reciclado. A reciclagem química ocorre especialmente por meio do aquecimento de lixo, que é transformado em combustíveis, óleos e gases diversos, notadamente utilizados como matérias-primas e como fonte energética. Esse é o tipo menos comum de reciclagem.

Cores da reciclagem

Os tipos de materiais recicláveis são comumente classificados por meio de cores. Essa forma é facilmente visualizada em lixeiras dispostas em espaços públicos e privados, logo é uma maneira de facilitar a separação dos resíduos sólidos.

Em relação as lixeiras de cores diferentes nas ruas brasileiras ou em determinados locais. Essas cores representam o material que deve ser colocado em cada uma delas, garantindo, desse modo, a coleta seletiva e separando o que pode ser reciclado daquilo que não pode. As cores da coleta seletiva, de acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente, são:

AZUL: papel/papelão

VERMELHO: plástico

VERDE: vidro

AMARELO: metal

PRETO: madeira

LARANJA: resíduos perigosos

BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde

ROXO: resíduos radioativos

MARROM: resíduos orgânicos

CINZA: resíduo geral não reciclável, misturado ou contaminado não passível de separação

A maioria das cidades já possui coleta seletiva, assim como na nossa já existe os dias específicos para cada bairro onde o caminhão faz a coleta necessária. É interessante o trabalho em relação a reciclagem onde alguns alunos tinha o conhecimento somente de algumas cores de lixeiras e assim puderam obter mais conhecimento e ao aprofundar o assunto, também puderam conhecer o descarte correto de cada um dos itens e o destino final da coleta.

Portanto, entendo que a forma mais eficaz de ensinar sobre reciclagem é através de atividades práticas, que envolveram meus alunos de forma lúdica e divertida.

Após estudos em sala de aula, debates, atividades diversas, propus aos alunos a confecção de algum objetos com materiais recicláveis. Para isso, tiveram que reunir embalagens vazias, como garrafas plásticas, latas de metal e caixas de papelão. 



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira Cultural do Colégio Sagrada Família mobiliza alunos

TEATRO ABSURDO

Fábulas de Esopo