Fábulas de Esopo

Professora Dionísia Haliski Eleutério, 5º ano. Colégio Sagrada Família de Ipiranga.

Descobrindo as Fábulas de Esopo: Histórias com Lições Importantes

Para iniciar perguntei aos meus alunos se você já ouviu falar das fábulas de Esopo? Após ouvi-los contei que são histórias antigas que foram contadas por muitos anos e que nos ensinam lições importantes sobre a vida.

Esopo foi um antigo contador de histórias da Grécia Antiga, que viveu há muito, muito tempo. Ele criou muitas fábulas, que são histórias curtas com animais e outros personagens que falam e agem como pessoas.

As fábulas são histórias curtas que têm um ensinamento no final. Geralmente, os personagens principais das fábulas são animais, como leões, ratos, corvos e tartarugas. Eles enfrentam problemas e aprendem lições valiosas durante a história.

Exemplifiquei as seguintes fábulas:

A Lebre e a Tartaruga: Esta é uma história sobre uma corrida entre uma lebre veloz e uma tartaruga lenta. A lebre, confiante em sua velocidade, para e cochila durante a corrida, enquanto a tartaruga continua devagar e constante. No final, a tartaruga vence a corrida porque foi persistente e não desistiu.


O Leão e o Rato: Nesta fábula, um leão grande fica preso em uma armadilha. Um ratinho pequeno o liberta roendo as cordas da armadilha. Mais tarde, o ratinho é capturado por caçadores, mas o leão o salva. A história ensina que até os menores podem ser úteis.


O Corvo e o Jarro: Um corvo com sede encontra um jarro com água, mas a água está muito baixa para ele alcançar. Ele não desiste e continua jogando pedrinhas no jarro até que a água suba o suficiente para ele beber. A fábula mostra a importância da persistência e da criatividade.

Cada fábula de Esopo tem uma lição importante no final , Elas nos ensinam sobre coisas como amizade, perseverança, honestidade e humildade. Essas lições são úteis para nossa vida diária, ajudando-nos a ser pessoas melhores e mais sábias.

Contei sobre a importância de ler as fábulas de Esopo, disse que é divertido e educativo! Mencionei que elas mostram como podemos aprender com os erros dos outros e como nossas próprias ações podem afetar os outros ao nosso redor. Além disso, as histórias são cheias de aventura e personagens interessantes. Pedi aos alunos que quando lessem uma fábula deveriam ler com atenção, devem pensar sobre a lição que a história está tentando ensinar e lembrar sempre: as melhores histórias muitas vezes têm os melhores ensinamentos!

Após esta abordagem os alunos tiveram o cuidado de escolher uma fábula, e numa caixa de sapato criar o cenário, os personagens e para a turma apresentar a fábula e principalmente contar a moral, o que cada um pode aprender com a história lida e contada.

Esta experiência foi incrível!



























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira Cultural do Colégio Sagrada Família mobiliza alunos

RECICLAGEM

TEATRO ABSURDO